quarta-feira, 2 de novembro de 2016

ANÁTEMA
















Ainda criança foi me surgir um cisto feito til, amável embora, repetindo lições de cristo. Em casa de mamãe, a demostrar eficiência, quis me impregnar o credo (em garganta desocupada, e isto é certo, cabem tantas coisas como um toco, uma cruz ou cabra). Não quis falar. - Eu insisto! Então disse ao corisco que algumas dentições resistem ao tempo, mas a dentição do cristo resiste a nada: cordeiro em restos comido em mar e vento: poeira-ossada. Chamou-me poeta morto em cavado deus. Mas disse que se quisera a distinção armar-me inteiro de profano, afronhado acomodável, deveria por penitência eleger a exumação, e, escolhendo um ou outro cadáver espesso, que esse mais que espesso se espessasse, como que à roda da danação resultasse o acrescimento. Espesso til de entendimento! Tornei a vê-lo tempo e tempo, irrespondível que estivera, poética sobre poética, muito duro e endurecendo. Até que um dia, por enjoo e febre aguda, fui ter com um sabre em sua nuca: e um cristo manicômio, de riso deletério, veio a ter comigo para um último remédio: "contra os braços do poema, melhor empregar o ferro"

Poema em prosa de Caio Graco Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário